Caminhos para um bom início na carreira em gerenciamento de projetos

 

Por Marcos Pires, PMP

Como em todo segmento, onde o profissional deseja definitivamente entrar em uma determinada área, função, cargo ou mercado, uma estratégia deve ser adotada. E para entrar no mundo de gerenciamento de projetos e ser reconhecido como um profissional de Gestão de Projetos não é diferente.

Esta semana quero trazer este assunto, pois sou muito questionado, principalmente pelos alunos de MBAs em gerenciamento de projetos onde ministros aulas, “Qual seria a melhor forma de entrar definitivamente na carreira de gerenciamento de projetos ?”.

Algumas iniciativas importantes devem ser colocadas em prática e que as vezes não são tão simples, pois geralmente não depende diretamente do profissional, onde no caso estou me referindo as oportunidades.

Mas antes dos conselhos, é importante lembrar que o mais importante é que o profissional (como em qualquer outra profissão) saiba exatamente o que é ser um gerente de projetos e mais ainda, gostar, e muito da profissão. Entender claramente a missão, as responsabilidades, as habilidades e competências que nos dias de hoje são exigidas deste profissional é muito importante. E por final, identificar quais são os benefícios que uma carreira bem estruturada com a de um Gestor de Projetos pode trazer.

Quanto as dicas para iniciar na carreira, os conselhos que gosto de passar são muito simples:

Existem uma frase já um pouco antiga que mostram dois lados importantes que se complementam, que diz que o “Sucesso é o encontro do Estar preparado com a oportunidade”. Isso vale para qualquer profissão, inclusive para profissionais que buscam assumir funções e serem reconhecidos como Gerentes de Projetos.

Um detalhe importante da frase acima é que ambas podem e devem ser buscadas pelo profissional. Vamos ao primeiro lado ... “Estar preparado ...

O estar preparado é exatamente ter a formação, conhecimento, habilidades e competências. Talvez o mais indicado para quem deseja entrar fortemente em gerenciamento de projetos seria realizar um curso de MBA em gerenciamento de projetos, que  é sem dúvida um grande passo para aqueles que querem se consolidar como especialistas na profissião, pois estes cursos conseguem aliar uma boa abordagem teórica sobre as melhores práticas, técnicas, processos e ferramentas de gerenciamento como também trazer o lado prático, viabilizando a aplicação de todos estes conceitos em situações próximas da realidade.

Um grande ponto positivo (e as vezes o mais importante) nos cursos de MBAs são os contatos e relacionamentos (networking) desenvolvidos entre alunos e professores, que geralmente são profissionais de grande experiência prática de mercado e que tem muito a agregar até mesmo do ponto de vista de orientação profissional (também conhecidos como mentoring e coaching). Outro ponto muito importante é convivência entre alunos com os mesmos objetivos, que ajudam a criar um ambiente de aprendizagem, troca de experiências e até mesmo oportunidades profissionais.

Cursos de rápida duração, como por exemplo os de Extensão também são uma ótima opção em busca das competências necessárias. É possível encontrar instituições conceituadas que disponibilizam cursos rápidos da área entre 3 e 6 meses de duração.

Ainda neste lado da “preparação”, não tem como fugir que o profissional de gerenciamento de projetos hoje precisa do conhecimento amplo da Bíblia PMBOK, como também de demais publicações existentes no mercado, além de estar bem atualizado sobre o mundo de gerenciamento de projetos. Isso tudo vai ao encontro do que o mercado esta realmente precisando: Especialistas em gestão de projetos.

Bom ... vamos ao outro lado ... “As oportunidades ...

As oportunidades só podem ser realmente aproveitas se o profissional realmente estiver preparado. Mas mesmo estando preparado, nem sempre as oportunidades batem na porta. E é nesta hora que o profissional precisa (além da preparação) ter habilidades, jogo de cintura e muitas vezes bons relacionamentos (networking) para identificar e abrir portas.

Talvez a dica mais simples para um profissional que deseja iniciar sua carreira em gestão de projetos e não consegue esta oportunidade em sua organização seja trocar de área ou mesmo de emprego, pois infelizmente as vezes as boas oportunidades estão fora da empresa. Mas nem sempre !!!

Estar “antenado” as oportunidades de projetos, tem bons relacionamentos, saber trabalhar bem o marketing pessoal e estar disposto a assumir os riscos que uma nova função pode trazer, são habilidades que um profissional precisa ter (ou desenvolver) para que possa conquistar as oportunidades.

Se candidatar para assumir projetos de pequeno porte, coordenar uma frente específica de um importante projeto, disseminar conceitos, práticas e a importância da gestão de projetos na organização com foco principalmente nos prazos, custos, riscos e qualidade (que é a maior preocupação dos patrocinadores de projetos) são os caminhos para se ganhar visibilidade, tornar-se referencia e consolidar-se como um profissional de gerenciamento de projetos, que automaticamente será lembrado para assumir posições gerencias quando o assunto é Projetos.

Para finalizar, é importante mencionar que a certificação PMP (Project Management Professional) apesar de ser de suma importância, não deve ser o foco inicial para quem esta buscando consolidar um início na carreira em gestão de projetos, pois esta certificação é orientada para profissionais com certa vivência em gerenciamento de projetos. Mas a certificação deve estar no plano de carreira que qualquer gerente, que no momento certo deve adquiri-la.

 

 

Marcos Pires, PMP - Gerente do Escritório Corporativo de Projetos, professor de MBA em Gestão de Projetos